Geral

Tumba zapoteca de 1.400 anos é descoberta em condições excepcionais no México

Achado em Oaxaca revela detalhes inéditos sobre rituais, hierarquia social e culto aos ancestrais da antiga civilização zapoteca.

27/01/2026
Tumba zapoteca de 1.400 anos é descoberta em condições excepcionais no México
Arqueólogos examinam tumba zapoteca de 1.400 anos descoberta em Oaxaca, México. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Uma tumba zapoteca de aproximadamente 1.400 anos foi desenterrada no estado de Oaxaca, México, em condições consideradas excepcionais por especialistas. Segundo a presidente do México, Claudia Sheinbaum, a qualidade da decoração, a excelente preservação e as novas informações fornecidas sobre os rituais, a hierarquia social e a adoração aos ancestrais fazem deste túmulo “a descoberta arqueológica mais importante da última década no México”.

O achado foi realizado por arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) após o recebimento de uma denúncia anônima sobre saques na região, em 2025. Dentro da tumba, foram encontrados relevos, pinturas e murais com motivos que simbolizam a morte e o poder na cultura zapoteca.

Na entrada do túmulo, os pesquisadores localizaram um grande relevo representando uma coruja — símbolo de noite, poder e morte para os zapotecas. O destaque fica para a mandíbula superior da coruja, enganchada ao bico e curvada sobre uma face de estuque pintada de vermelho, retratando um nobre zapoteca com dentes à mostra em expressão feroz, conforme detalha o portal do INAH.

Por Sputnik Brasil