Geral
Casamento coletivo do TJAL oficializa união de 261 casais em Maceió
Cerimônia integra ação social do Judiciário e garante reconhecimento legal e acesso a direitos
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promoveu, na última sexta-feira (24), uma cerimônia de casamento coletivo que oficializou a união civil de 261 casais. A iniciativa foi realizada em parceria com o Centro Assistencial Educacional Evangélico Missionário Otto Nelson (CAEMON) e teve como foco a garantia de cidadania e acesso a direitos fundamentais.
A celebração foi conduzida pelo juiz André Gêda, que ressaltou o alcance social da ação ao transformar relações já existentes em vínculos juridicamente reconhecidos pelo Estado. Segundo o magistrado, o casamento coletivo vai além do simbolismo e representa segurança jurídica para os participantes.
De acordo com André Gêda, a iniciativa atende a dois objetivos centrais. O primeiro é assegurar cidadania aos casais, ao validar legalmente uma situação de fato, garantindo direitos e deveres aos nubentes. O segundo está relacionado à valorização e preservação da família enquanto uma das principais instituições sociais.
O TJAL informou que uma nova edição do casamento coletivo já está programada. A próxima cerimônia ocorrerá no dia 30 de janeiro, no Space Maceió Shopping, e será conduzida pela juíza Maysa Bezerra.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12