Geral

Em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, Unesp oferece cursos gratuitos de especialização para profissionais da saúde e da educação

Cinco cursos de pós-graduação lato sensu, de âmbito nacional ou estadual, são oferecidos na modalidade Educação a Distância (EaD), com atividades síncronas e assíncronas; estão previstas 850 vagas e as inscrições vão até o dia 6 de fevereiro

Assessoria 26/01/2026
Em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, Unesp oferece cursos gratuitos de especialização para profissionais da saúde e da educação
Em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, Unesp oferece cursos gratuitos de especialização para profissionais da saúde e da educação - Foto: Reprodução / Agência Brasil

A Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas (CDeP3) da Unesp abriu inscrições para o ingresso em cinco cursos de pós-graduação lato sensu (especializações): "gestão em saúde", "educação de jovens e adultos (EJA)", "gestão escolar", "educação em direitos humanos" e "educação para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana".

Todos esses cursos de pós-graduação, de âmbito nacional ou estadual, são oferecidos na modalidade Educação a Distância (EaD), com atividades síncronas e assíncronas, sem atividades presenciais. Os cursos são gratuitos e a taxa de inscrição para participar do processo seltivo é de R$ 20 (vinte reais).

Estão previstas 850 vagas, distribuídas entre os cursos ofertados, e serão reservadas 30% dessas vagas para ações afirmativas, destinadas a pretos, pardos e indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e transgêneros e travestis. As inscrições podem ser feitas até 6 de fevereiro. A divulgação do resultado, com a classificação, será realizada em 18 de fevereiro (veja aqui o cronograma).

O curso de gestão em saúde é de âmbito nacional, destinado a profissionais da saúde graduados na área e tendo como foco o Sistema Único de Saúde (SUS).

Os demais cursos (EJA, educação em direitos humanos e educação para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, todos de âmbito estadual, e gestão escolar, de âmbito nacional) têm como público-alvo profissionais da educação básica com formação em licenciatura.

O candidato concorrerá exclusivamente às vagas do curso, polo e modalidade selecionados no ato da inscrição, não sendo permitida a alteração dessas opções após a finalização da inscrição.

As vagas estão distribuídas por polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para obtenção da vaga, o processo seletivo simplificado tem como critério único de seleção uma análise documental, conduzida pela CDeP3.

Mais informações no edital publicado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas da Unesp.