Geral

Placa dental da Idade do Ferro revela dieta dos citas, aponta estudo

Análise inédita de cálculo dentário comprova consumo de leite de égua e ruminantes por antigos nômades da estepe euroasiática.

26/01/2026
Placa dental da Idade do Ferro revela dieta dos citas, aponta estudo
Análise de placa dental revela que citas consumiam leite de égua e ruminantes na Idade do Ferro. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Pesquisadores desvendaram detalhes inéditos sobre a dieta dos citas, povo nômade que dominou a estepe pôntico-cáspia entre os séculos VIII e III a.C. Por meio da análise do cálculo dentário de restos humanos da Idade do Ferro, foi possível identificar, pela primeira vez, evidências diretas do consumo de leite de diferentes ruminantes e de éguas por essas comunidades.

O estudo utilizou técnicas de paleoproteômica, capazes de detectar proteínas preservadas ao longo de milênios. Os resultados revelam que a dieta dos citas incluía produtos lácteos derivados de várias espécies, detalhando um aspecto fundamental de sua sobrevivência e mobilidade na vasta região que se estende do norte do mar Negro até o leste do mar Cáspio.

Os citas deixaram inúmeros registros arqueológicos em países como Rússia e Ucrânia, e agora, com o avanço das análises laboratoriais, pesquisadores conseguiram determinar de quais animais provinham os produtos lácteos consumidos por essas populações. A pesquisa, publicada pelo Phys.org, representa um avanço no entendimento da cultura alimentar de povos nômades da Antiguidade.

Por Sputnik Brasil