Geral
Placa dental da Idade do Ferro revela dieta dos citas, aponta estudo
Análise inédita de cálculo dentário comprova consumo de leite de égua e ruminantes por antigos nômades da estepe euroasiática.
Pesquisadores desvendaram detalhes inéditos sobre a dieta dos citas, povo nômade que dominou a estepe pôntico-cáspia entre os séculos VIII e III a.C. Por meio da análise do cálculo dentário de restos humanos da Idade do Ferro, foi possível identificar, pela primeira vez, evidências diretas do consumo de leite de diferentes ruminantes e de éguas por essas comunidades.
O estudo utilizou técnicas de paleoproteômica, capazes de detectar proteínas preservadas ao longo de milênios. Os resultados revelam que a dieta dos citas incluía produtos lácteos derivados de várias espécies, detalhando um aspecto fundamental de sua sobrevivência e mobilidade na vasta região que se estende do norte do mar Negro até o leste do mar Cáspio.
Os citas deixaram inúmeros registros arqueológicos em países como Rússia e Ucrânia, e agora, com o avanço das análises laboratoriais, pesquisadores conseguiram determinar de quais animais provinham os produtos lácteos consumidos por essas populações. A pesquisa, publicada pelo Phys.org, representa um avanço no entendimento da cultura alimentar de povos nômades da Antiguidade.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12