Geral
'Incidente natural': Nikolas nega falta de organização em ato com 72 feridos por raio
Deputado afirma que episódio durante manifestação foi imprevisível e refuta críticas sobre falta de preparo
Deputado rebate críticas e diz que episódio foi imprevisível.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) negou que tenha havido falta de organização no ato promovido por ele neste domingo (25) em Brasília, que terminou com dezenas de pessoas feridas após a queda de um raio.
O evento aconteceu pela manhã, marcando o encerramento de uma caminhada de seis dias liderada por Nikolas e seus apoiadores. O grupo partiu de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, rumo à capital federal, em protesto pela anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos condenados pelos atos de 8 de janeiro.
Durante uma forte chuva, apoiadores aguardavam a chegada do deputado na Praça do Cruzeiro quando foram atingidos por uma descarga elétrica. Ao menos 72 pessoas ficaram feridas; 41 delas foram encaminhadas ao Hospital de Base e ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), sendo oito em estado grave.
Diante das acusações de irresponsabilidade nas redes sociais, Nikolas visitou os feridos no hospital e classificou o ocorrido como um "incidente natural".
"Aconteceu um incidente natural. Não foi por irresponsabilidade nossa, não foi por falta de organização, não foi por tumulto. Foi literalmente algo que foge do nosso controle e não poderia deixar de vir aqui prestar nossa solidariedade, dizer que tem muita gente orando por eles, para que eles se recuperem logo e possam estar de volta para ajudar o nosso país", afirmou o deputado.
Ao longo do dia, diversas postagens nas redes sociais criticaram Nikolas por expor seus apoiadores à tempestade e por manter o ato mesmo após o incidente.
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), anunciou que irá apresentar uma representação à Polícia Federal (PF) para apurar as responsabilidades de Nikolas e dos demais organizadores.
"Do começo ao fim, a 'marcha' de Nikolas foi marcada pela irresponsabilidade. Saiu caminhando pela BR-040 sem comunicar PRF, DNIT ou autoridades competentes, fechou pista, ocupou vias, teve até helicóptero pousando na borda da estrada. Brincou com a vida das pessoas", escreveu o parlamentar.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12