Geral
FGC e entidades alertam para golpes em pagamentos de garantias de bancos liquidados pelo BC
Associações do setor financeiro orientam sobre riscos de fraudes e reforçam canais oficiais para recebimento de garantias
O Fundo Garantidor de Créditos (FGC), em parceria com entidades representativas do setor financeiro, emitiu um alerta sobre tentativas de fraudes e golpes envolvendo o pagamento de garantias de instituições financeiras liquidadas pelo Banco Central (BC) do Brasil.
De acordo com as entidades, criminosos vêm utilizando de forma indevida o nome do FGC, de bancos e de órgãos oficiais para enganar depositantes e investidores. Os golpes são aplicados por meio de e-mails e mensagens falsas, sites e aplicativos fraudulentos, além de solicitações de dados pessoais e cobranças indevidas de taxas.
O FGC e as entidades recomendam cautela: não forneça informações por canais não oficiais, não realize pagamentos para receber garantias e evite clicar em links desconhecidos. Em caso de dúvida, a orientação é buscar exclusivamente os canais institucionais do FGC ou das instituições financeiras envolvidas.
O alerta conta com o apoio da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Zetta – Associação de Empresas de Tecnologia Financeira.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto