Geral

JHC destaca parceria com Lula para transformações sociais em Maceió

Prefeito reforça pacto institucional em favor da população mais vulnerável

23/01/2026
JHC destaca parceria com Lula para transformações sociais em Maceió
JHC e Lula entregam novas unidades habitacionais em Maceió, reforçando políticas de inclusão social. - Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

A política de habitação e os avanços sociais vivenciados por Maceió nos últimos anos foram novamente ressaltados nesta sexta-feira (23), durante a entrega de mais 1.337 unidades habitacionais na capital alagoana. Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito JHC afirmou que as transformações sociais em curso na cidade só se tornaram possíveis graças à sólida parceria entre os governos municipal e federal.

A cerimônia ocorreu no bairro Santa Amélia, onde estão localizadas 1.180 das novas moradias, distribuídas entre os residenciais Pedro Teixeira I e II e Diana Simon. As outras 157 unidades entregues pertencem ao Residencial Parque da Lagoa, no Vergel do Lago. Com esta entrega, Maceió atinge a marca de 6.760 unidades habitacionais concedidas durante a atual gestão, consolidando uma das maiores políticas de habitação da história da cidade.

Em seu discurso, JHC destacou o simbolismo do momento e reconheceu o papel decisivo do presidente Lula na superação de cenários históricos de miséria e exclusão social. “Hoje é o dia em que a esperança encontra o sonho. E isso só é possível porque nós não estamos sozinhos. O apoio do presidente Lula foi decisivo para que aquele cenário de miséria fosse superado e para que a gente tivesse mudança e avanços sociais”, afirmou.

O prefeito enfatizou que a política habitacional em Maceió foi desenvolvida como eixo estruturante de transformação social, colocando as pessoas mais vulneráveis no centro das ações públicas, com atenção especial às mulheres. Segundo ele, muitas das beneficiárias residiam em áreas de risco e não tinham perspectivas de futuro. “Muita gente não sabia como ia acordar no dia seguinte. Hoje, sabe que não está sozinha”, disse, ao destacar o impacto direto das políticas sociais na vida das famílias.

JHC também relembrou a transformação de áreas historicamente marcadas pela precariedade, como o Parque da Lagoa, onde milhares de famílias viviam em barracos de lona. Para o prefeito, a superação desse ciclo de pobreza simboliza uma virada social construída com apoio federal. “Aquela fratura exposta da nossa cidade ficou no passado. Prometemos a mudança e hoje estamos fazendo a mudança acontecer”, pontuou.

Além das moradias, o prefeito ressaltou que a política habitacional vem acompanhada de investimentos em educação, saúde e assistência social, assegurando que os novos conjuntos estejam plenamente integrados à cidade. Ele citou a ampliação do acesso a creches em tempo integral, escolas, unidades de saúde, restaurantes populares e programas de estímulo ao empreendedorismo feminino, como o Banco da Mulher Empreendedora.

Durante o evento, Maceió também foi contemplada com duas novas ambulâncias do Samu 192, enviadas pelo Ministério da Saúde, reforçando a rede de urgência e emergência da capital.

A presença do presidente Lula na capital alagoana, segundo JHC, simboliza o reconhecimento da importância de Maceió no cenário nacional e reforça o compromisso com a ampliação das políticas de habitação e inclusão social em todo o país.