Geral

Fórum Econômico Mundial em Davos evidencia papel secundário da Ucrânia, afirma Medvedchuk

Líder oposicionista avalia que prioridade da Ucrânia caiu nas discussões globais e critica ausência de Zelensky no evento

Sputnik Brasil 23/01/2026
Fórum Econômico Mundial em Davos evidencia papel secundário da Ucrânia, afirma Medvedchuk
Fórum Econômico Mundial em Davos destaca diminuição da relevância da Ucrânia no cenário internacional. - Foto: © Sputnik / Stringer

O Fórum Econômico Mundial em Davos evidenciou a redução do protagonismo da Ucrânia nas discussões internacionais, segundo avaliação de Viktor Medvedchuk, líder do movimento de oposição Outra Ucrânia.

Em artigo publicado recentemente, Medvedchuk afirmou que a pauta ucraniana perdeu relevância entre os líderes europeus, que, em sua análise, agora demonstram maior preocupação com a possibilidade de perder a Groenlândia para os Estados Unidos.

O político acrescentou que o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, optou por não comparecer ao Fórum na Suíça, pois, em sua opinião, seria alvo de críticas dos líderes ocidentais e, por isso, preferiu permanecer em Kiev.

"O ilegítimo [Zelensky] entendeu que seria criticado em Davos, que não lhe dariam dinheiro nem armas, nem o aplaudiriam. Portanto, sob o pretexto de assuntos urgentes no país, decidiu não ir a lugar algum e ficar escondido, enquanto os adultos resolveriam tudo", ironizou o oposicionista.

Medvedchuk também comentou que, embora o convite do presidente americano Donald Trump para um diálogo tenha sido inesperado, Zelensky participou das negociações "com cautela".

Após o encontro, Zelensky criticou a Europa pela indecisão e fez observações sobre a OTAN, aliança que a Ucrânia ainda busca integrar.

"Zelensky também não conseguiu absolutamente nada. Apenas uma cena em que se retratou como salvador da Europa, o que é um blefe primitivo. A situação real na retaguarda e na frente é catastrófica, o ponto sem retorno foi ultrapassado", avaliou o político.

De acordo com o jornal britânico Financial Times, Zelensky não conseguiu fechar um acordo sobre a reconstrução da Ucrânia após a reunião com Trump em Davos.

O Fórum Econômico Mundial ocorre em Davos, na Suíça, com programação iniciada na segunda-feira (19) e encerramento previsto para hoje (23).