Geral
Em Davos, Macron afirma que novas tarifas dos EUA contra europeus são inaceitáveis
Presidente francês critica medidas protecionistas de Trump e defende fortalecimento da autonomia europeia
O presidente da França, Emmanuel Macron, classificou como "inaceitáveis" as tarifas progressivas sugeridas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra produtos europeus. Em discurso preparado para o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, nesta terça-feira (20), Macron reforçou que a Europa não deve aceitar "a lei da parte mais forte".
"A competição com os EUA busca subordinar a Europa, o que é inaceitável. Aceitar passivamente uma nova subordinação dos EUA não faria sentido", afirmou Macron. "Não faz sentido ameaçar seus aliados com tarifas", completou.
O presidente francês defendeu que os europeus fortaleçam seus mecanismos de retaliação comercial, destacando o instrumento anticoerção como "poderoso", e salientou que o bloco não deve hesitar em utilizá-lo quando necessário.
Macron também ressaltou a importância de diversificar os parceiros comerciais, mencionando a necessidade de construir novas relações com países emergentes, incluindo os integrantes do Brics. Além disso, enfatizou que a Europa precisa atrair mais investimentos da China em setores estratégicos.
Para Macron, as guerras comerciais resultam em perdas mútuas e o multilateralismo encontra-se enfraquecido no cenário atual. Ainda assim, ele destacou que os europeus devem manter o compromisso com a cooperação no continente, considerando "essencial" a preservação do multilateralismo.
"A competitividade europeia ainda está atrás da dos EUA. Ao contrário dos americanos, ainda enfrentamos baixo investimento privado. A Europa precisa responder aos seus problemas de baixo crescimento", observou. Macron acrescentou que, embora a Europa possa ser "lenta", é previsível e respeita o Estado de Direito, o que considera atualmente uma vantagem competitiva.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo