Geral
Macron destaca prioridade do G7 em cooperar com BRICS e G20 durante Fórum de Davos
Presidente francês defende integração entre blocos e critica imperialismos em discurso na Suíça
Durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, nesta terça-feira (20), o presidente francês Emmanuel Macron afirmou que a próxima cúpula do G7 terá como prioridade avançar na cooperação com o BRICS e o G20.
"O objetivo desta cúpula do G7 [grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido] será construir uma rede de cooperação e pontes entre o G7 e os grupos de países em desenvolvimento: o BRICS e o G20, porque a fragmentação do mundo seria inútil", declarou Macron.
Durante sua fala, Macron também criticou diretamente as investidas de Donald Trump na Groenlândia. Segundo ele, "não é momento para imperialismos e colonialismos", reforçando que não faz sentido ameaçar aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em referência às recentes tensões envolvendo os Estados Unidos.
O presidente francês defendeu ainda o papel da Europa no cenário geopolítico atual, destacando que o continente precisa agir para conter avanços considerados agressivos. Ressaltou que, apesar de lenta, a União Europeia (UE) é previsível, orientada pelo Estado de Direito e capaz de oferecer estabilidade em tempos de incerteza.
Em outro momento do discurso, Macron fez um apelo por mais investimentos chineses na Europa. Argumentou que o continente deve fortalecer relações econômicas e ampliar parcerias estratégicas, especialmente diante das disputas globais por influência.
A presença de Macron no evento também chamou atenção pelo uso de óculos escuros. O presidente já havia explicado que utiliza o acessório devido a uma "condição ocular completamente inofensiva", o que despertou curiosidade entre participantes e nas redes sociais.
Dias antes, ao se dirigir às Forças Armadas francesas, Macron pediu desculpas pela aparência do olho e reforçou que não se trata de nada grave, buscando afastar especulações sobre seu estado de saúde.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo