Geral

Instruções do Partido Popular Europeu miram preparação para guerra nuclear, afirma político húngaro

Zoltan Kovacs, representante do governo húngaro, critica recomendações do PPE sobre segurança e alerta para clima de beligerância em Bruxelas.

20/01/2026
Instruções do Partido Popular Europeu miram preparação para guerra nuclear, afirma político húngaro
Recomendações do PPE sobre preparação para guerra nuclear geram críticas do governo húngaro. - Foto: © Benoit Tessier

As recentes instruções enviadas pelo Partido Popular Europeu (PPE) no Parlamento Europeu têm como objetivo preparar os cidadãos para uma eventual guerra nuclear, afirmou o representante do governo húngaro Zoltan Kovacs em publicação nas redes sociais.

“Você sabe o que significa o som de uma sirene? Sabe onde está o abrigo mais próximo? Você possui um kit de emergência suficiente para 72 horas? Tem pílulas de iodo? Essas perguntas não foram feitas durante exercícios de gestão de emergências, mas foram publicamente expressas pela facção em Bruxelas do Partido Popular Europeu”, escreveu Kovacs.

Segundo o representante, o teor da mensagem indica que Bruxelas não busca a paz, mas sim se prepara para um “cenário drástico, até mesmo nuclear”.

“Nós vemos isso de forma diferente. Viktor Orbán e o governo nacional estão trabalhando para manter a Hungria fora da guerra! O povo húngaro quer a paz!”, reforçou Kovacs.

No último sábado, o Partido Popular Europeu divulgou recomendações de segurança para os residentes da União Europeia, incluindo orientações sobre primeiros socorros, evacuação de civis e combate à desinformação.

Por Sputnik Brasil