Geral
México reforça monitoramento militar após alerta dos EUA no Pacífico
Autoridades mexicanas acionam protocolos de segurança diante de movimentações e alertas americanos sobre atividades militares próximas ao território nacional.
O governo do México intensificou o monitoramento dos movimentos militares dos Estados Unidos, acionando alertas diante de qualquer atividade incomum, especialmente após o ataque à Venezuela, o aumento da pressão sobre cartéis e a ampliação do diálogo bilateral sobre segurança.
Nesta segunda-feira, 19, a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, comentou o recente alerta emitido pelas autoridades de aviação dos EUA para o Pacífico e a presença de uma aeronave militar americana em um aeroporto no centro do México. Segundo o governo, o avião teria sido utilizado para transportar autoridades mexicanas a treinamentos nos Estados Unidos.
Três dias antes, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) recomendou cautela devido a "atividades militares" no Pacífico, próximas ao México e à América Central. De acordo com Sheinbaum, o comunicado deixou o país em estado de alerta por cerca de duas horas, até que o governo mexicano recebeu confirmação formal de que não houve "nenhum sobrevoo sobre o território nacional".
A presidente destacou que não houve aviso prévio por parte dos EUA, o que levou à mobilização imediata das chancelarias e da Secretaria da Defesa Nacional mexicana, responsável por autorizar a entrada de aeronaves estrangeiras, além de contatos com a embaixada americana. Posteriormente, Washington enviou as coordenadas dos deslocamentos, e a Secretaria de Transportes do México informou que não havia "implicações operacionais nem restrições".
Os episódios ocorreram dias após um diálogo entre Sheinbaum e o presidente dos EUA, Donald Trump, e contatos entre o secretário de Relações Exteriores do México, Juan Ramón de la Fuente, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, que defenderam a necessidade de "fazer mais" diante de ameaças comuns. Uma nova reunião de segurança entre os dois países está agendada para sexta-feira.
Fonte: Associated Press.
Conteúdo traduzido e revisado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso