Geral

Rússia e China estariam se beneficiando de divisões entre Europa e EUA, afirma chefe da diplomacia da UE

Kaja Kallas alerta que tarifas impostas pelos EUA podem prejudicar a prosperidade de ambos os lados e desviar o foco da guerra na Ucrânia.

17/01/2026
Rússia e China estariam se beneficiando de divisões entre Europa e EUA, afirma chefe da diplomacia da UE
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, afirmou neste sábado (17) que Rússia e China possivelmente se beneficiam das recentes divisões entre a Europa e os Estados Unidos. Segundo ela, a imposição de tarifas pelos EUA pode empobrecer ambos os lados e enfraquecer aliados.

Os comentários de Kallas foram feitos após o presidente norte-americano, Donald Trump, impor tarifas a oito países europeus por não apoiarem sua pretensão de anexar a Groenlândia, território autônomo da Dinamarca.

"A China e a Rússia devem estar se divertindo às custas disso. São eles que se beneficiam das divisões entre aliados", declarou a alta representante da União Europeia para Negócios Estrangeiros e Políticas de Segurança, em publicação na rede social X. "Se a segurança da Groenlândia estiver em risco, podemos tratar disso no âmbito da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)", acrescentou.

Kallas também alertou que as tarifas impostas "podem empobrecer a Europa e os Estados Unidos e prejudicar nossa prosperidade compartilhada". Ela destacou ainda a necessidade de impedir que o episódio "nos distraia de nossa tarefa principal, que é ajudar a pôr fim à guerra da Rússia contra a Ucrânia".