Geral
Líder da oposição venezuelana confia em transição e diz esperar ser presidente 'na hora certa'
Maria Corina Machado reforça otimismo com eleições livres, defende apoio internacional e critica regime de Maduro.
Maria Corina Machado, principal liderança da oposição venezuelana, afirmou nesta sexta-feira (16) estar confiante na realização de uma transição ordenada para eleições livres no país. Segundo ela, espera ser eleita presidente "na hora certa". "Há uma missão: vamos transformar a Venezuela naquela terra de graça, e acredito que serei eleita presidente da Venezuela na hora certa, a primeira mulher presidente", declarou durante entrevista coletiva em um evento promovido por um think tank nos Estados Unidos.
Machado destacou ainda que a liberdade da Venezuela depende do apoio internacional, especialmente dos Estados Unidos, ressaltando o suporte do presidente norte-americano Donald Trump.
A líder opositora reconheceu que o país ainda enfrenta desafios significativos e reforçou a necessidade de desmontar o regime comandado por Nicolás Maduro. "Todos os centros de tortura precisam ser fechados e, certamente, devem existir garantias para que jornalistas possam se expressar, e para que aqueles que deixaram o país possam voltar, se organizar e fazer com que a vontade do povo seja respeitada", afirmou.
Nem Machado nem a oposição reconhecem o resultado das eleições presidenciais de julho de 2024, nas quais Maduro se declarou reeleito. Ela reconheceu que há tempos desafiadores pela frente para a consolidação de um governo legítimo. "Estamos enfrentando tempos desafiadores", disse. "Estamos preparados para fazer o que for necessário como um governo legítimo."
Apesar do apoio de Trump, o ex-presidente norte-americano tem favorecido antigos aliados de Maduro, liderados pela presidente interina Delcy Rodríguez, para uma administração provisória do país, o que tem enfraquecido a oposição liderada por Machado.
Na quinta-feira, Machado entregou sua medalha do Nobel a Trump no Salão Oval, afirmando que o presidente dos EUA merecia a honraria e que o gesto simbolizava o reconhecimento ao compromisso dele com a liberdade do povo venezuelano.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal