Geral
Trump discute Groenlândia com Otan e evita detalhar possível apoio ao Irã
Presidente dos EUA aborda estratégias geopolíticas no Ártico, comenta sobre Venezuela e promete redução histórica nos custos de saúde.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que está "conversando com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre a Groenlândia", destacando preocupações de segurança nacional e geopolítica envolvendo o território autônomo da Dinamarca. Segundo Trump, Washington estuda medidas para reforçar o controle estratégico sobre a ilha no Ártico, diante de possíveis avanços de Rússia e China na região.
Antes disso, Trump sinalizou que pode impor tarifas a países que não apoiarem a posição americana sobre a Groenlândia.
Ao deixar a Casa Branca rumo a Mar-a-Lago, questionado sobre a possibilidade de enviar "ajuda" aos manifestantes no Irã — promessa feita anteriormente na Truth Social —, Trump foi evasivo: "Vocês descobrirão sobre isso".
O presidente também reiterou sua publicação anterior, ao ressaltar que "respeita o fato de que todas as execuções programadas foram canceladas pelo Irã" na véspera.
Sobre a América Latina, Trump elogiou a líder opositora venezuelana María Corina Machado: "É uma ótima pessoa e vamos conversar de novo", afirmou. Ele acrescentou: "Ela me ofereceu o prêmio (Nobel) e eu aceitei. Achei um lindo gesto."
O comentário ocorreu após encontro na Casa Branca, quando María Corina entregou a Trump seu Prêmio Nobel da Paz de 2025 e solicitou apoio dos EUA à transição democrática na Venezuela.
Ao ser questionado sobre o avanço do Canadá nas negociações com a China, Trump minimizou críticas e disse que, se o premiê canadense, Mark Carney, conseguir um acordo, "ele deveria fazê-lo", considerando "aceitável que ele feche um acordo com a China".
No cenário doméstico, Trump prometeu uma forte redução nos custos de saúde. "Medicamentos terão seus preços reduzidos em porcentuais nunca vistos antes nos EUA", declarou, ao defender seu amplo plano para baratear remédios, seguros e serviços médicos, denominado "Grande Plano de Saúde".
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal