Geral
T. Rex gigante só após os 40 anos, aponta novo estudo com luz polarizada
Pesquisa revela que crescimento do Tiranossauro Rex foi mais lento do que se pensava, reacendendo debate sobre espécies.
Um novo estudo indica que o Tiranossauro Rex viveu mais tempo e demorou mais para alcançar seu tamanho máximo do que se acreditava até então, segundo informações da CNN e da revista científica PeerJ.
Tradicionalmente, cientistas analisam os anéis de crescimento anual presentes nos ossos fossilizados das pernas do T. Rex para estimar sua idade ao morrer, geralmente em torno de 30 anos, e o momento em que parava de crescer, por volta dos 25 anos.

"No entanto, um novo estudo detalha como uma equipe de cientistas usou luz polarizada para revelar anéis de crescimento antes invisíveis em 17 espécimes. De acordo com a análise, o T. Rex não teria atingido seu tamanho máximo de cerca de oito toneladas até os 35 a 40 anos de idade", destaca a publicação.
Diferente dos anéis das árvores, os anéis de crescimento dos dinossauros registram apenas os últimos dez a vinte anos da vida do animal.
Utilizando um novo método estatístico e o maior conjunto de dados já reunido sobre o T. Rex, os pesquisadores reconstruíram o histórico de crescimento de espécimes de diferentes idades, revelando que o ritmo de crescimento era muito mais lento do que se pensava.
O estudo mostra que o T. Rex passou a maior parte da vida com tamanho médio, demorando a atingir os 12 metros de comprimento total.
O espaçamento dos anéis de crescimento variava entre os indivíduos, sugerindo um crescimento flexível, influenciado por recursos disponíveis e condições ambientais.
Esse crescimento lento e prolongado permitiu ao T. Rex ocupar diferentes nichos alimentares ao longo da vida, o que pode ter sido fundamental para seu sucesso como predador de topo.
O artigo conclui que as diferenças nas curvas de crescimento alimentam o debate sobre o T. Rex representar uma única espécie ou incluir outras, como o Nanotyrannus, e sugerem a necessidade de revisão dos protocolos tradicionais de estudo do crescimento desses animais.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal