Geral
EUA, Portugal e mais: como usar a nota do Enem para estudar no exterior?
Universidades em Portugal, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos. Veja como funciona em cada país.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta sexta-feira, 16, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Além de ser a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas no Brasil, o Enem também possibilita que candidatos concorram a vagas em instituições de ensino no exterior, em países como Portugal, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
Critérios variam conforme a instituição
Não há um padrão único de aprovação: cada universidade define regras próprias e pesos específicos para o uso das notas do Enem em seus processos seletivos.
Portugal
Em Portugal, mais de 20 instituições aceitam as notas do exame, entre elas a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Aveiro e a Universidade Europeia. O país, depois do Brasil, é o que mais utiliza o Enem como critério de seleção, graças a acordos interinstitucionais firmados entre universidades, institutos politécnicos e escolas superiores com o Inep.
No campus de Porto da Universidade Católica Portuguesa, por exemplo, é necessário apresentar:
- Passaporte;
- Declaração de elegibilidade para a categoria de "estudante internacional";
- Diploma do ensino médio;
- Histórico escolar do ensino médio;
- Declaração ou captura de tela com as notas do Enem.
Todas as informações são conferidas junto ao Inep, e a candidatura é realizada pela plataforma da universidade.
Na Universidade Europeia, é preciso ter concluído o ensino médio, possuir cidadania brasileira, portuguesa ou de outro país-membro da União Europeia e obter média igual ou superior a 475 pontos no Enem. O processo seletivo ocorre de forma online.
A Universidade de Coimbra, apesar de não integrar os acordos interinstitucionais, também aceita a nota do Enem. Para concorrer, é necessário ter média igual ou superior a 500 pontos.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a New York University (NYU), em Nova York, permite que candidatos utilizem a nota do Enem em substituição ao SAT (Scholastic Assessment Test) e ao ACT (American College Testing). No entanto, os estudantes ainda precisam cumprir todas as outras etapas do processo seletivo, como análise de atividades extracurriculares, redações, entrevistas e testes de proficiência em inglês.
O procedimento é semelhante em instituições como Emory University, em Atlanta, e Northwestern University, em Evanston.
Canadá
No Canadá, universidades como a Universidade de Toronto e o Humber College aceitam as notas do Enem como parte do vestibular, mas também exigem outros critérios em seus processos seletivos.
Reino Unido
No Reino Unido, instituições como a Universidade de Hertfordshire, em Hatfield, e a Nottingham Trent University, em Nottingham, figuram entre as opções para quem obteve média a partir de 55% no Enem. Além disso, é necessário apresentar testes de proficiência em inglês e cumprir outras exigências específicas.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal
-
5COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0