Geral

'Descanso para idosos': arqueólogos revelam em Israel o mais antigo asilo do mundo

Descoberta em Hippos, no norte de Israel, revela lar para idosos de 1.600 anos e destaca práticas antigas de assistência social.

Sputnik Brasil 16/01/2026
'Descanso para idosos': arqueólogos revelam em Israel o mais antigo asilo do mundo
Medalhão em mosaico com inscrição dedicada aos anciãos revela práticas de cuidado na Antiguidade em Hippos, Israel. - Foto: © Foto / Dr. Michael Eisenberg

Arqueólogos descobriram no Parque Nacional de Hippos, ao norte de Israel e próximo ao mar da Galileia, o que pode ser o mais antigo lar para idosos já identificado, datado do período bizantino, há cerca de 1.600 anos, segundo o portal Arkeonews.

Os pesquisadores dataram um mosaico encontrado no local do final do século IV ou início do século V d.C.

O medalhão com a inscrição Que a paz esteja com os anciãos, ladeado por gansos egípcios, foi encontrado no sítio arqueológico de Hippos, no norte de Israel.
O medalhão com a inscrição "Que a paz esteja com os anciãos", ladeado por gansos egípcios, foi encontrado no sítio arqueológico de Hippos, no norte de Israel.
"No centro da descoberta está um medalhão em mosaico ornamentado com uma inscrição em grego que diz: 'A paz esteja com os anciãos' [...]. A inscrição foi encontrada em um local de destaque dentro de um bairro residencial da antiga cidade de Hippos, o que sugere que o edifício que ela marcava tinha uma função comunitária específica relacionada ao cuidado de idosos", ressalta a publicação.

De acordo com a reportagem, embora textos históricos dos séculos V e VI mencionem instalações semelhantes, esta é a primeira evidência arqueológica concreta desse tipo.

A posição do medalhão e sua inscrição, localizada próxima às principais vias da cidade, indicam que o local funcionava como uma casa de repouso formal integrada ao contexto urbano.

Provavelmente situado na entrada do edifício, o mosaico oferecia uma bênção espiritual e uma mensagem de acolhimento aos residentes.

A descoberta reflete os valores cristãos primitivos, que incentivavam a responsabilidade coletiva para além dos laços familiares, especialmente durante as transformações sociais da Antiguidade Tardia.

O achado ressalta a longa tradição dos cuidados institucionais com idosos, um aspecto relevante para a compreensão dos sistemas de bem-estar atuais.