Geral
Ninho de dinossauro de 150 milhões de anos é encontrado em praia de Portugal
Descoberta rara nas arribas da praia de Santa Cruz, em Torres Vedras, revela ovos possivelmente de dinossauro carnívoro do Jurássico Superior.
Um ninho de dinossauro com aproximadamente 150 milhões de anos foi descoberto nas arribas da praia de Santa Cruz, em Torres Vedras, Portugal. O achado, que remonta ao Jurássico Superior, surpreendeu especialistas pela raridade do sedimento e pela disposição organizada dos ovos, que podem ter pertencido a um dinossauro carnívoro.
A descoberta foi realizada pelo pesquisador Carlos Natário durante atividades de prospecção e monitoramento de jazidas paleontológicas no município de Torres Vedras, distrito de Lisboa. Segundo a Sociedade de História Natural de Torres Vedras, as características gerais dos ovos e a porosidade das cascas indicam que a postura pode ter sido feita por um dinossauro carnívoro.
Os especialistas destacam ainda que a organização dos fósseis aponta para um ninho preservado em seu local original, e não para uma acumulação causada por arrastamento de sedimentos.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal
-
5DOIDONA
Caras, bocas e performance inusitada de Ivete Sangalo ainda repercutem do show no fim de semana