Geral

Tribunal alemão mantém preso suspeito de ataque ao Nord Stream

Corte rejeita recursos da defesa e aponta risco de fuga de ucraniano acusado de sabotagem ao gasoduto em 2022

15/01/2026
Tribunal alemão mantém preso suspeito de ataque ao Nord Stream
Supremo Tribunal da Alemanha decide manter ucraniano preso por suspeita de ataque ao Nord Stream. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O Supremo Tribunal da Alemanha decidiu manter sob prisão Sergei Kuznetsov, cidadão ucraniano suspeito de envolvimento no atentado ao gasoduto Nord Stream em 2022. A decisão, anunciada nesta quinta-feira (15), confirma que há indícios de que o ataque tenha sido coordenado por um Estado estrangeiro.

Segundo comunicado do tribunal, a decisão foi tomada em 10 de dezembro, quando as objeções da defesa ao mandado de prisão foram rejeitadas por serem consideradas inválidas diante das suspeitas de participação de Kuznetsov no ataque ao Nord Stream 2. O tribunal também destacou o risco de fuga como motivo para a manutenção da prisão preventiva.

Kuznetsov, ex-oficial das forças especiais das Forças Armadas da Ucrânia, foi detido na Itália e extraditado para a Alemanha. De acordo com o Supremo Tribunal alemão, há forte probabilidade de que ele tenha coordenado a sabotagem do gasoduto em nome de um Estado estrangeiro.

"O acusado, que era oficial de uma unidade de forças especiais das Forças Armadas da Ucrânia, tinha a missão de coordenar as ações e liderar o grupo. É altamente provável que ele e outros envolvidos tenham agido a mando de um Estado estrangeiro", afirma o documento oficial.

Por Sputnik Brasil