Geral
Tomar posição é inevitável: Brasil vê na Rússia um eixo contra a pressão dos EUA na região?
Diálogo entre Lula e Putin reforça laços estratégicos e indica mudança na postura brasileira diante das disputas globais.
Tomar posição é inevitável: Brasil vê na Rússia um eixo contra a pressão dos EUA na região?
Em uma longa ligação telefônica realizada na última quarta-feira (15), os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Rússia, Vladimir Putin, discutiram a importância de intensificar a coordenação entre os dois países como resposta às tensões provocadas pelos Estados Unidos na América do Sul.
Isabela Rocha, membro da diretoria do Fórum para Tecnologia Estratégica do BRICS, afirmou à Sputnik Brasil que o diálogo direto entre Brasília e Moscou ocorre em um momento em que o Brasil é pressionado a rever sua postura na política externa. Segundo a especialista, a ideia de que o país poderia se manter distante das disputas geopolíticas globais perdeu força diante da escalada de tensões na região.
"Se a gente ficar toda hora hesitando porque está com medo da forma como os Estados Unidos vão reagir, eles vão continuar fazendo o que bem quiserem", destaca Rocha.
Nesse contexto, a aproximação com a Rússia surge, de acordo com Rocha, como um movimento estratégico do Brasil, já que Moscou compartilha visões semelhantes sobre os desafios globais. Ela acrescenta que o fortalecimento de instituições regionais e multilaterais aparece como alternativa para ampliar a margem de manobra brasileira.
Segundo Rocha, a expectativa é que "Lula consiga fortalecer as instituições brasileiras, também as instituições do Mercosul, com o apoio da Rússia e da China".
Na avaliação final, Rocha alerta que a pressão externa tende a se intensificar, independentemente da postura adotada por Brasília. Por isso, conclui que "talvez já tenha passado da hora" de o Brasil assumir de forma mais clara seu papel como potência regional e atuar para se resguardar diante da ofensiva de Washington.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal
-
5DOIDONA
Caras, bocas e performance inusitada de Ivete Sangalo ainda repercutem do show no fim de semana