Geral

Plataforma Não Me Perturbe registra 1,7 milhão de novas adesões em 2025

Setor de telecomunicações, telemarketing, crédito consignado, Conexis Brasil Digital

15/01/2026
Plataforma Não Me Perturbe registra 1,7 milhão de novas adesões em 2025
Plataforma Não Me Perturbe soma 1,7 milhão de novas adesões em 2025, bloqueando ligações indesejadas.

A plataforma Não Me Perturbe, desenvolvida pelo setor de telecomunicações, encerrou 2025 com 14,2 milhões de números de telefone cadastrados para bloqueio de chamadas de telemarketing de empresas de telecomunicações e de ofertas de crédito consignado.

Ao longo do ano passado, foram adicionados 1,7 milhão de novos números à plataforma, uma média de quase 5 mil cadastros diários, conforme informou nesta quinta-feira (15) à Agência Brasil a Conexis Brasil Digital, entidade representante do setor.

Notícias relacionadas:

Criada em julho de 2019, dentro do sistema de autorregulação das operadoras, a plataforma é gerida pela Conexis Brasil Digital, que substituiu o antigo SindiTelebrasil, sindicato das principais operadoras do país.

O Distrito Federal lidera em proporção de números cadastrados: 9,4% da base de telefones fixos e móveis do DF está registrada na Não Me Perturbe.

Para Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, “a iniciativa da Não Me Perturbe é um excelente exemplo do impacto positivo da autorregulação e comprova a maturidade do setor de telecomunicações”.

Ferrari destaca ainda que a plataforma reforça o respeito à vontade do consumidor e tem ajudado a reduzir o número de reclamações nos últimos anos.

Funcionamento

O consumidor pode bloquear seus números de celular e telefone fixo contra ligações de telemarketing de serviços de telecomunicações e crédito consignado realizando o cadastro no site https://www.naomeperturbe.com.br/, pelo aplicativo Não Me Perturbe ou nos Procons de todo o país. O bloqueio é efetivado em até 30 dias após o cadastro.

A plataforma abrange apenas ligações de empresas que aderiram ao Não Me Perturbe, ou seja, do setor de telecomunicações e crédito consignado. Não bloqueia chamadas de outros segmentos, como planos de saúde ou serviços diversos.

Em setembro do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que todas as empresas prestadoras de serviços de telecomunicações deveriam aderir à plataforma.

A medida passou a incluir também operadoras de pequeno porte, que ficam proibidas de realizar telemarketing para números cadastrados na lista do Não Me Perturbe.