Geral

Arapiraca empossa novos conselheiros de saúde e fortalece controle social no SUS

15/01/2026
Arapiraca empossa novos conselheiros de saúde e fortalece controle social no SUS

Foto: Pablício Vieira – Ascom Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, deu posse aos novos conselheiros para o biênio 2026-2028. A cerimônia, que foi realizada no auditório do CRIA, na tarde desta quarta-feira (14), representa um passo importante para fortalecer a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao todo, foram oficialmente empossados, pelo prefeito Luciano Barbosa, 20 titulares e 20 suplentes que terão a missão de acompanhar, fiscalizar e deliberar sobre as políticas públicas de saúde em Arapiraca pelos próximos dois anos. A nova composição reforça o compromisso do município com a gestão democrática e participativa do SUS.

As vagas ocupadas foram destinadas para organizações representativas dos segmentos de usuários, trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços privados ou sem fins lucrativos. Dentre os conselheiros empossados estão membros das secretarias municipais de Saúde e Educação, além de outros trabalhadores da saúde, usuários do SUS e representantes de entidades como, por exemplo, a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca (AAPIAR).

A secretária municipal de Saúde, Rafaella Albuquerque, que representará a SMS na composição do conselho, destacou a força da participação social para o fortalecimento da rede. “O SUS é uma conquista do povo brasileiro e só se mantém forte quando há participação social. Arapiraca tem sim uma rede de saúde que cresce e se moderniza a cada dia, mas é no diálogo com a nossa população que a gente consegue fazer esse crescimento acontecer de forma justa”, afirmou.

Ela finalizou parabenizando os demais conselheiros empossados e reforçando o compromisso da gestão em continuar oferecendo um sistema de saúde inclusivo, acolhedor e igualitário.

Confira a nova composição do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2026-2028:

GOVERNO

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
TITULAR: Rafaella Souza Albuquerque
SUPLENTE: Emmanuelle Maria da Costa Santos

Representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
TITULAR: André Luis da Silva
SUPLENTE: Rosa Cristina Lima de Figueredo

PRESTADORES DE SERVIÇOS

TITULARES:

Jane do Nascimento dos Santos Silva
Jussara Dantas Alves Campos
Maria Ribeiro de Oliveira

SUPLENTES:

Cristiene Barbosa Lima
Denise de Oliveira Silva
Mariana Barbosa de Oliveira

TRABALHADORES DA SAÚDE

TITULARES:

Aruska Kelly Gondim Magalhães Araújo
Charles Alberto Reis Silva
Fernanda Lira Mendes Costa
Joseane Lima Silva Mendes
Viviany Amorim de Souza Santos

SUPLENTES:

Aline Nogueira de Lima
Cláudia Alves Costa Rozendo
Eduardo Araújo Pinto
Fernando José dos Santos
Paulla Valéria de Souza Meneses

USUÁRIOS DO SUS

TITULARES:

Girlene da Silva Tenório
Gilvaneide Delmiro de Farias
José Barbosa da Silva
Nicolau Salustiano dos Santos
José Roberto da Costa
Ângela Maria Almeida Lima

SUPLENTES:

Rosa Maria dos Santos
Renaldo Lino Bezerra
Sandra Raquel de Oliveira Barros
Marcos Antônio Farias Nunes
Alex Sandro Santos de Melo
Jorge Adrião da Silva Souza

REPRESENTANTES DE ENTIDADES

TITULARES:

Ivonete Fernandes Bernardo (Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Arapiraca/AL)
Diogenes Aurélio de Oliveira (Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca)
Daniel Nunes de Oliveira (Associação de Pessoas com Deficiência Visual do Agreste)
Suzany Mércia Dias de Sousa (Instituto João de Barro)

SUPLENTES:

Dione Maria de Oliveira Silva (Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Arapiraca/AL)
José Valdenor dos Santos (Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca – AAPIAR)
Gean Carlos Izidorio da Silva (Associação de Pessoas com Deficiência Visual do Agreste)
Marcela Aparecida Souza Ribeiro (Instituto Josão de Barro)