Geral
Bolsas europeias registram movimentos divergentes; Londres avança com alta da Schroders
Mercados europeus operam sem direção única nesta terça-feira, com destaque para o salto das ações da Schroders em Londres.
São Paulo, 15/01/2026 – As bolsas europeias operam sem direção única nesta terça-feira, com destaque para a alta em Londres, impulsionada pela forte valorização das ações da Schroders. Enquanto isso, empresas do setor petrolífero registram queda diante do recuo dos preços do petróleo, e o segmento de defesa apresenta oscilações limitadas, sem tendência definida.
Por volta das 7h41 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,32%, atingindo 613,49 pontos. A Bolsa de Londres avançava 0,55%, enquanto Paris recuava 0,32% e Frankfurt registrava leve baixa de 0,01%. Em Milão, o mercado subia 0,42%, Lisboa caía 0,12% e Madri apresentava queda de 0,05%.
Entre as petrolíferas, a BP recuava 2,25% em Londres, enquanto a Galp caía 1,2% em Lisboa. Os contratos futuros do petróleo registravam queda superior a 4%, refletindo sinais de recuo dos Estados Unidos quanto à intenção de realizar uma ação militar contra o Irã. O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou ontem ter recebido informações de que as execuções promovidas pelo regime de Teerã contra manifestantes “acabaram”.
As ações da Schroders subiam 8%, liderando os ganhos percentuais do FTSE 100, principal índice da bolsa londrina. A gestora de recursos anunciou lucro operacional ajustado de pelo menos 745 milhões de libras esterlinas no ano fiscal de 2025, ante 603,1 milhões de libras em 2024, segundo relatório não auditado.
Em Amsterdã, a ASML avançava 4%, embalada pelo resultado robusto da gigante asiática TSMC. O analista de tecnologia Nicolas Baratte, do Smartkarma, apontou que o mercado deve esperar uma “revisão massiva” das projeções consensuais da TSMC, após a divulgação de perspectivas para 2026 acima das estimativas.
No setor de defesa, a Rheinmetall apresentava leve alta de 0,08% em Frankfurt, enquanto a Leonardo recuava 0,41% em Milão.
Em Londres, mineradoras e empresas ligadas a commodities registravam perdas diante da queda dos metais preciosos. A Fresnillo caía 2,97%, a Endeavour Mining recuava 0,34% e a Antofagasta tinha baixa de 0,17%.
Na Suíça, as ações da Richemont recuavam 2,3%, revertendo ganhos iniciais após a divulgação do balanço. A dona da Cartier manteve forte ritmo de crescimento, com alta de 11% nas vendas a taxas constantes no terceiro trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2025.
Contato: [email protected]
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal