Geral

Haddad afirma ter sido informado sobre caso Master por ex-presidente da CVM

Ministro da Fazenda detalha que João Pedro Nascimento o alertou sobre a gravidade da fraude bancária

15/01/2026
Haddad afirma ter sido informado sobre caso Master por ex-presidente da CVM
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Correção: A versão anterior desta notícia informava incorretamente o nome do ex-presidente da CVM que esteve com Fernando Haddad. O correto é João Pedro Nascimento, e não Otto Lobo.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, 14, que o então presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, foi pessoalmente à sua residência para comunicar a dimensão do caso envolvendo o Banco Master. Segundo Haddad, trata-se da "maior fraude bancária" já registrada no País.

Em entrevista à GloboNews, o ministro explicou que, embora o caso seja de responsabilidade do Banco Central, ele preocupa o Ministério da Fazenda por três pontos principais: o impacto sobre a própria CVM; sobre o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que, apesar de não ser estatal, conta com participação do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal; e sobre a Receita Federal, devido às implicações tributárias.

Haddad também ressaltou que mantém conversas diárias com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, a respeito do caso. Ao ser questionado sobre o pagamento do FGC aos investidores, o ministro lembrou que o tema não é de competência do Banco Central, mas expressou confiança de que todos os pagamentos serão realizados conforme o previsto. Até o momento, não há data definida para o início dos ressarcimentos aos investidores do Banco Master.