Geral

Arquivos desmentem teoria de conspiração soviética no caso Kennedy, afirma Rússia

Agência Federal dos Arquivos da Rússia libera documentos que afastam suspeitas de envolvimento soviético no assassinato de JFK

15/01/2026
Arquivos desmentem teoria de conspiração soviética no caso Kennedy, afirma Rússia
Documentos russos afastam suspeitas de envolvimento soviético no assassinato de John F. Kennedy. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Documentos de arquivo confirmaram que a União Soviética não teve qualquer envolvimento no assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, afirmou à Sputnik o chefe da Agência Federal dos Arquivos da Rússia, Andrei Artizov.

Segundo Artizov, em resposta a um pedido de uma congressista norte-americana, a Rússia entregou cópias de documentos desclassificados. O dirigente ressaltou que o principal objetivo era encerrar definitivamente as especulações sobre uma suposta participação soviética no crime.

Os documentos, que incluem materiais inéditos sobre a permanência do assassino de Kennedy, Lee Harvey Oswald, na União Soviética, demonstram que o governo soviético não teve qualquer relação com o assassinato nem com as teorias de "conspiração comunista".

Por Sputnik Brasil