Geral
Estudantes protestam contra aumento da tarifa de ônibus em São Paulo
Ato reúne jovens no centro da capital sob chuva; movimento pede passe livre e critica reajuste no transporte público
Estudantes realizaram um protesto, mesmo sob chuva, contra o aumento das tarifas do transporte público no centro de São Paulo, na tarde e início da noite desta quarta-feira (14).
“Esse é mais um ato que se soma à tradição do movimento estudantil em São Paulo, que sempre inicia o ano ocupando as ruas em reação ao aumento da tarifa no transporte público. Também defendemos uma conquista histórica, que é o passe livre estudantil. Esse direito tem sofrido ataques, mas é fundamental para garantir a permanência dos estudantes na universidade”, afirmou Bianca Borges, da União Nacional dos Estudantes, participante do ato.

Movimento Passe Livre faz manifestação em frente à prefeitura contra o reajuste das tarifas dos transportes em São Paulo - Paulo Pinto/Agência Brasil
O estado e a prefeitura aumentaram recentemente os valores dos passes do transporte sobre trilhos na Grande São Paulo e dos ônibus na capital.
Contra o aumento da tarifa, os participantes também defenderam o direito ao passe livre e o acesso à cultura, lazer e educação.
Dois jovens foram detidos pela polícia no início do ato, próximo à prefeitura, por usarem máscaras tipo balaclava. A Secretaria de Segurança Pública não comentou as detenções. Segundo o policial responsável, o uso do item é proibido em manifestações.
“Neste ato, reivindicamos o direito de acesso à cidade e à mobilidade urbana. Nos governos de Tarcísio e Nunes, tem prevalecido a lógica neoliberal, colocando direitos públicos à disposição de interesses privados”, declarou Wesley Gabriel, presidente da União Estadual dos Estudantes, uma das entidades organizadoras do protesto. Outras cidades paulistas, como Campinas e Sorocaba, também têm manifestações previstas.
Notícias relacionadas:
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal