Geral

Alemanha, Noruega e Suécia enviam militares à Groenlândia em meio à tensão com os EUA

Movimentação militar ocorre após pedidos da Dinamarca e diante de declarações de Trump sobre controle da ilha.

Sputnik Brasil 14/01/2026
Alemanha, Noruega e Suécia enviam militares à Groenlândia em meio à tensão com os EUA
Militares de Alemanha, Noruega e Suécia seguem para a Groenlândia após tensão com os EUA. - Foto: © AP Photo / Evgeniy Maloletka

Os governos da Suécia e da Noruega confirmaram nesta quarta-feira (14) o envio de militares à Groenlândia, ilha estratégica no Ártico. No caso da Alemanha, veículos de imprensa locais informaram que o governo alemão está se preparando para despachar tropas ainda nesta semana.

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, anunciou o envio de integrantes das Forças Armadas a pedido da Dinamarca, em resposta ao aumento das tensões com os Estados Unidos.

O ministro da Defesa da Noruega, Tore Sandvik, informou que Oslo enviará, por ora, apenas dois militares para a Groenlândia, em meio a ameaças dos EUA de assumir o controle da ilha.

Já a Alemanha prepara o envio de seu primeiro contingente de soldados, conforme reportado pela imprensa alemã.

Mais cedo, o Ministério da Defesa da Dinamarca e o governo da Groenlândia anunciaram o reforço da presença militar dinamarquesa ao redor da ilha, citando o agravamento das tensões geopolíticas na região do Ártico.

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou recentemente que os Estados Unidos precisam da Groenlândia, alegando que a ilha estaria "cercada por navios russos e chineses". Autoridades da Dinamarca e da Groenlândia advertiram os EUA contra qualquer tentativa de tomada da ilha, ressaltando a necessidade de respeito à integridade territorial compartilhada.

Entretanto, nesta quarta-feira, a inteligência dinamarquesa informou que não há registros de navios chineses operando na região há cerca de uma década, tampouco indícios concretos de movimentações russas que justifiquem um risco iminente à segurança.