Geral
Chanceler dinamarquês nega ameaças russas e chinesas à Groenlândia
Lars Rasmussen afirma que não há presença de navios chineses na região há dez anos e descarta riscos imediatos à soberania da ilha.
O chanceler da Dinamarca, Lars Rasmussen, negou a existência de ameaças russas e chinesas à Groenlândia, destacando que, segundo informações da inteligência dinamarquesa, não há registro de navios chineses operando na região há cerca de uma década.
A declaração foi feita após reunião com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o vice-presidente J.D. Vance. Rasmussen relatou que, junto à sua homóloga groenlandesa, Vivian Motzfeldt, não conseguiu convencer os Estados Unidos a desistirem da ideia de anexação da ilha ártica.
"Não conseguimos mudar a posição americana. É evidente que o presidente deseja anexar a Groenlândia. Deixamos bem claro que isso não atende aos interesses do reino", afirmou Rasmussen.
Para avançar no diálogo, o chanceler informou que Washington e Copenhague concordaram em criar um grupo de trabalho de alto nível, com o objetivo de encontrar um caminho comum para o futuro das relações envolvendo a Groenlândia.
Fonte: Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026