Geral

Chanceler dinamarquês nega ameaças russas e chinesas à Groenlândia

Lars Rasmussen afirma que não há presença de navios chineses na região há dez anos e descarta riscos imediatos à soberania da ilha.

14/01/2026
Chanceler dinamarquês nega ameaças russas e chinesas à Groenlândia
Chanceler dinamarquês esclarece ausência de ameaças russas e chinesas à Groenlândia. - Foto: © AP Photo / John McDonnell

O chanceler da Dinamarca, Lars Rasmussen, negou a existência de ameaças russas e chinesas à Groenlândia, destacando que, segundo informações da inteligência dinamarquesa, não há registro de navios chineses operando na região há cerca de uma década.

A declaração foi feita após reunião com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o vice-presidente J.D. Vance. Rasmussen relatou que, junto à sua homóloga groenlandesa, Vivian Motzfeldt, não conseguiu convencer os Estados Unidos a desistirem da ideia de anexação da ilha ártica.

"Não conseguimos mudar a posição americana. É evidente que o presidente deseja anexar a Groenlândia. Deixamos bem claro que isso não atende aos interesses do reino", afirmou Rasmussen.

Para avançar no diálogo, o chanceler informou que Washington e Copenhague concordaram em criar um grupo de trabalho de alto nível, com o objetivo de encontrar um caminho comum para o futuro das relações envolvendo a Groenlândia.

Fonte: Sputnik Brasil