Geral

Visto americano: suspensão afeta viagens turísticas de brasileiros? Veja perguntas e respostas

Governo dos EUA suspende emissão de vistos de imigrante para 75 países, incluindo o Brasil; entenda o impacto para turistas

14/01/2026
Visto americano: suspensão afeta viagens turísticas de brasileiros? Veja perguntas e respostas
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (14) a suspensão da emissão de vistos de imigrante para 75 países, entre eles o Brasil.

De acordo com informações divulgadas pela Fox News Digital e confirmadas posteriormente pela secretária de imprensa Karoline Leavitt, no X (antigo Twitter), a suspensão começa na próxima quarta-feira (21) e não tem prazo para terminar.

A decisão foi comunicada de forma pouco detalhada, gerando dúvidas entre interessados em viajar para os EUA. Confira abaixo perguntas e respostas sobre o tema:

Por que o Departamento de Estado suspendeu a emissão de vistos?

Segundo o órgão, a medida busca assegurar que novos imigrantes "não extrairão riqueza do povo americano".

"O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem assistência social do povo americano em taxas inaceitáveis. A suspensão permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não extrairão riqueza do povo americano", informou o órgão em publicação no X.

Quais vistos serão suspensos?

A publicação oficial menciona apenas a suspensão de vistos de imigrante. Procurada, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não detalhou se haverá exceções ou se todos os tipos de vistos de imigrante estão incluídos.

O site do Departamento de Estado dos EUA distingue duas categorias principais de visto:

Visto de não imigrante: Para viagens temporárias, como turismo, negócios, estudos e participação em eventos esportivos.

Visto de imigrante: Destinado a quem deseja residir permanentemente nos Estados Unidos, como pessoas que se casam com cidadãos americanos ou que vão trabalhar em caráter definitivo no país.

Tenho uma viagem para os Estados Unidos, serei prejudicado?

A suspensão atinge apenas a emissão de novos vistos de imigrante. Brasileiros com planos de turismo ou visita a familiares e amigos nos EUA utilizam o visto B2, que pertence à categoria de não imigrante e, portanto, não está abrangido pela medida.

Quais países serão afetados pela medida?

A confirmação inicial foi feita pela secretária de imprensa Karoline Leavitt no X, com link para artigo da Fox News. Embora a emissora não tenha divulgado a lista completa de países, informou que, além do Brasil, Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen estão incluídos.

"A suspensão afeta dezenas de países – incluindo Somália, Haiti, Irã e Eritreia – cujos imigrantes muitas vezes se tornam um encargo público para os Estados Unidos após a chegada. Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo americano não seja mais abusada. O governo Trump sempre colocará os Estados Unidos em primeiro lugar", afirmou o Departamento de Estado no X.

Um memorando do órgão, obtido pela Fox News, orienta os funcionários consulares a recusarem vistos conforme a legislação vigente, enquanto são reavaliados os procedimentos de triagem e verificação.

Quando começa a suspensão?

Segundo a Fox News, a suspensão terá início na próxima quarta-feira (21) e permanecerá em vigor por tempo indeterminado.