Geral
Irã mantém contatos regulares com Rússia e China sobre crise interna
Autoridades iranianas informam que diálogo diplomático segue ativo em meio a protestos e tensão internacional
Uma fonte dos serviços de segurança do Irã afirmou nesta quarta-feira (14) à Sputnik que o país mantém diálogo constante com diversas nações, entre elas Rússia e China, para tratar da situação interna.
"Teerã mantém contato regular com vários países, mantendo-os informados sobre os acontecimentos, e a diplomacia iraniana continua se comunicando com diversas nações: os contatos com a Rússia, a China e outros países não cessaram", declarou a fonte.
Segundo a mesma fonte, a situação política interna no Irã está se estabilizando gradualmente, e a sociedade demonstra elevado grau de união diante dos protestos recentes.
Os protestos tiveram início no final de dezembro de 2025, impulsionados por preocupações com a inflação e a desvalorização do rial, moeda local. Desde 8 de janeiro, após apelos de Pahlavi, as manifestações ganharam força e se intensificaram.
Em várias cidades iranianas, os protestos resultaram em confrontos com as forças de segurança. Apesar disso, autoridades federais declararam em 12 de janeiro que a situação estava sob controle. Uma fonte de segurança informou à Sputnik que mais de 500 pessoas, incluindo policiais e membros do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC), morreram durante os distúrbios.
Rubio e Netanyahu discutem situação no Irã e possível resposta dos EUA
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, discutiu a situação no Irã e uma possível resposta norte-americana com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, segundo o site Axios, que cita autoridades israelenses e americanas.
A conversa ocorreu na segunda-feira, e outra ligação estava prevista para quarta-feira, conforme a reportagem. Mais cedo, a Reuters informou que uma intervenção militar dos EUA no Irã é considerada provável e pode ocorrer nas próximas 24 horas, embora detalhes sobre a escala e o momento exato ainda não estejam definidos.
Segundo a agência, os Estados Unidos iniciaram a retirada parcial de seu pessoal militar de bases estratégicas no Oriente Médio, em meio ao aumento das tensões envolvendo o Irã. Uma autoridade israelense acrescentou que o presidente dos EUA, Donald Trump, parece já ter tomado a decisão de intervir, mas detalhes sobre a operação ainda não foram esclarecidos.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026