Geral
Governo francês resiste a moções de desconfiança sobre acordo Mercosul-UE
Primeiro-ministro Sébastien Lecornu mantém apoio na Assembleia após críticas de partidos de oposição ao tratado comercial.
O governo do primeiro-ministro da França, Sébastien Lecornu, superou dois votos de desconfiança nesta quarta-feira, 14, segundo documento divulgado pela Assembleia Nacional francesa. As moções de censura foram propostas por partidos de extrema-direita e extrema-esquerda, em reação ao acordo comercial firmado entre a União Europeia (UE) e o Mercosul.
A moção apresentada pelo partido La France Insoumise, liderada por Mathilde Panot e apoiada por outros 57 parlamentares, necessitava de maioria de 288 votos para ser aprovada, mas recebeu 256. Já a moção do partido Rassemblement National, sob liderança de Marine Le Pen, obteve 142 votos favoráveis, também aquém do mínimo exigido.
O acordo entre Mercosul e União Europeia está previsto para ser assinado neste sábado, 17 de janeiro, no Paraguai. Segundo comunicado oficial, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, irão ao país sul-americano para formalizar o acordo histórico entre os blocos.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026