Geral
GWM manifesta interesse em construir fábrica no Espírito Santo, diz governo do Estado
Montadora chinesa assinou termo de compromisso durante missão de negócios do governo capixaba na China; local e valor do investimento ainda não foram definidos.
A montadora chinesa GWM demonstrou interesse em instalar sua segunda fábrica no Brasil, escolhendo o Espírito Santo como possível destino. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 14, pelo governo capixaba. Até o momento, a GWM ainda não se pronunciou oficialmente sobre o tema.
O compromisso foi firmado durante missão de negócios do vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, na China. Em Baoding, sede da GWM, Ferraço foi recebido pelo proprietário da montadora, Jack Wei, durante sua última agenda no país. O governador Renato Casagrande também participou do ato, acompanhando a assinatura do termo por videochamada.
Em agosto, durante a inauguração da fábrica de carros híbridos da GWM em Iracemápolis, interior de São Paulo, a direção da empresa já havia sinalizado planos de alcançar entre 250 mil e 300 mil veículos produzidos no Brasil. Como a unidade paulista tem capacidade para 50 mil carros por ano, a possibilidade de uma nova fábrica foi ventilada.
Por ora, não há definição sobre o local exato da instalação no Espírito Santo, nem detalhes sobre o valor do investimento.
Em nota à imprensa, Ferraço ressaltou a busca do governo estadual por oportunidades que impulsionem o desenvolvimento. “Firmamos um acordo com a GWM para trazer uma fábrica para o nosso Estado, ampliando investimentos, gerando empregos e fortalecendo um ciclo virtuoso de crescimento que já está em curso”, declarou.
Segundo informações do governo do Estado, a GWM importou mais de 45 mil veículos pelos portos capixabas no ano passado.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026