Geral

Forte chuva volta a colocar São Paulo em estado de atenção para alagamentos

Temporal causa alagamentos, transbordamento de córregos e falta de luz em diversas regiões da capital paulista

14/01/2026
Forte chuva volta a colocar São Paulo em estado de atenção para alagamentos
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

As fortes chuvas que atingem São Paulo na tarde desta quarta-feira, 14, colocaram as zonas norte, leste e a Marginal Tietê novamente em estado de atenção para alagamentos, conforme informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura. Na noite de terça-feira, 13, a cidade já havia registrado transbordamento de córregos, pessoas ilhadas e falta de energia elétrica em decorrência do temporal.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades nesta quarta-feira, 14, apontando São Paulo como o estado mais afetado.

De acordo com o Inmet, o alerta, válido inicialmente até as 23h59, prevê chuvas entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm ao longo do dia, com ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo.

Segundo o CGE, os temporais são provocados pelo forte calor registrado na capital, aliado à entrada de uma brisa marítima na cidade.

A previsão indica que São Paulo deve enfrentar dias ainda mais chuvosos nesta semana, devido à propagação de áreas de instabilidade vindas do interior paulista, associadas ao calor e à umidade típicos do final da tarde.

Para esta quinta-feira, 15, o cenário deve se manter, com o sol aparecendo entre muitas nuvens e pancadas de chuva ao longo do dia. Por conta disso, as temperaturas não devem subir significativamente. "Máxima de 27°C com índices mínimos de umidade próximos aos 65%", prevê o CGE.