Geral

Lula receberá Von der Leyen e António Costa no Rio nesta sexta-feira

Encontro antecede assinatura do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia e contará com declarações à imprensa

14/01/2026
Lula receberá Von der Leyen e António Costa no Rio nesta sexta-feira
Lula e Ursula von der Leyen - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá, nesta sexta-feira, 16, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente do Conselho Europeu, António Costa. O encontro acontece no Rio de Janeiro, na véspera da assinatura do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

A reunião está marcada para as 13h, no Palácio do Itamaraty, antiga sede do Ministério das Relações Exteriores, quando o Rio era a capital do Brasil.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Segundo a Secom, Lula debaterá com Von der Leyen e Costa temas da agenda internacional e os próximos passos do Acordo de Parceria Mercosul-União Europeia. Após a reunião, os três líderes devem fazer uma declaração conjunta à imprensa.

Lula não deve comparecer à cerimônia de assinatura do acordo em Assunção. Representando o Brasil, deverá estar presente o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. De acordo com o Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a assinatura contará com a presença dos ministros dos países sul-americanos.