Geral

Bolsas europeias encerram pregão sem direção definida em meio a tensões internacionais

Instabilidade geopolítica no Irã e negociações entre EUA, Dinamarca e Groenlândia influenciam desempenho dos mercados

14/01/2026
Bolsas europeias encerram pregão sem direção definida em meio a tensões internacionais
- Foto: Reprodução

As principais bolsas da Europa fecharam sem direção única nesta quarta-feira (14), refletindo a cautela dos investidores diante do aumento das tensões geopolíticas envolvendo o Irã e do encontro agendado entre autoridades dos Estados Unidos, Dinamarca e Groenlândia.

Em Londres, o FTSE 100 avançou 0,46%, encerrando a 10.184,35 pontos. Já em Frankfurt, o DAX recuou 0,56%, para 25.278,21 pontos. O índice CAC 40, em Paris, caiu 0,10%, fechando em 8.338,62 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 perdeu 0,36%, a 8.531,26 pontos. Em Madri, o Ibex 35 teve leve alta de 0,05%, atingindo 17.695,70 pontos, enquanto o FTSE MIB, em Milão, subiu 0,27%, chegando a 45.647,40 pontos. Os dados são preliminares.

Entre os destaques políticos, os ministros das Relações Exteriores da Dinamarca e da Groenlândia se reuniram nesta quarta-feira com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio. O presidente norte-americano Donald Trump intensificou seu discurso em relação à ilha autônoma, classificando como "inaceitável" qualquer resultado que não seja a integração da Groenlândia aos Estados Unidos.

No Oriente Médio, o Irã ameaçou atacar bases americanas na região caso Washington intervenha na repressão aos protestos internos, que já resultaram em mais de 3 mil mortes. Em resposta, a embaixada dos EUA na Arábia Saudita recomendou que cidadãos evitem instalações militares, enquanto parte do pessoal da Base Aérea de Al Udeid, no Catar, foi retirada como medida de precaução.

No cenário corporativo, a Fresnillo recuou 0,24%, revertendo ganhos que levaram seus papéis a atingirem recorde pela manhã, acompanhando a valorização dos metais preciosos. Outras empresas do setor de mineração seguiram tendência semelhante, com o subíndice de recursos básicos do Stoxx 600 avançando 1,4%.

Já a empresa de defesa checa Czechoslovak Group (CSG) anunciou planos para listar ações existentes e novas na Euronext Amsterdã, movimento que pode resultar em uma das maiores ofertas públicas iniciais (IPOs) da Europa neste ano. Apesar do contexto geopolítico, o subíndice do setor de defesa recuou 1,5% nesta quarta-feira.

O setor de tecnologia também pressionou o desempenho dos mercados europeus, com queda de 1,6%, em linha com a deterioração do sentimento de risco em Wall Street e a fuga dos investidores das ações das grandes empresas de tecnologia.