Geral
Inmet emite alerta laranja para temporais em SP e outros Estados do País
Instituto prevê chuvas intensas, ventos fortes e risco de granizo em sete Estados; São Paulo é o mais afetado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (14), um alerta laranja para tempestades que atingem principalmente o Estado de São Paulo e outras seis unidades da Federação.
De acordo com o Inmet, o alerta é válido até às 23h59 e prevê chuvas entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. As áreas sob aviso são:
São Paulo: Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araçatuba, macro metropolitana, Marília, Araraquara, região metropolitana de São Paulo, Assis, litoral sul paulista e Vale do Paraíba paulista.
Minas Gerais: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, sul/sudoeste e oeste.
Rio de Janeiro: Sul fluminense.
Paraná: Norte pioneiro, noroeste, norte central, centro oriental e região metropolitana de Curitiba.
Santa Catarina: Norte catarinense e Vale do Itajaí.
Goiás: Sul goiano.
Mato Grosso do Sul: Leste.
O Inmet alerta para riscos de cortes de energia elétrica, alagamentos, danos em plantações e queda de árvores devido às tempestades.
Nesta terça-feira, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) colocou toda a capital paulista em estado de atenção por mais de uma hora. A forte chuva causou alagamentos, deixou pessoas ilhadas e provocou falta de energia em vários pontos.
Segundo o CGE, a combinação entre o calor e a entrada da brisa marítima está formando áreas de instabilidade que resultam em pancadas de chuva moderadas a fortes. Para esta quarta-feira, as precipitações em São Paulo devem começar de forma isolada, mas podem se intensificar ao longo do dia e se tornar generalizadas.
Nos próximos dias, a previsão é de manutenção do mesmo padrão: manhãs com sol entre muitas nuvens e, entre a tarde e a noite, pancadas de chuva fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.
O banco de dados do CGE indica que, até às 7h desta quarta-feira, o acumulado de chuvas em janeiro chegou a 81,1 mm, o que representa cerca de 31,6% dos 256,4 mm previstos para o mês na capital paulista.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026