Geral

EUA evacuam bases estratégicas no Oriente Médio em meio a crescentes tensões com Irã

Retirada preventiva de pessoal ocorre após alertas iranianos e aumento do clima de hostilidade na região

14/01/2026
EUA evacuam bases estratégicas no Oriente Médio em meio a crescentes tensões com Irã
Militares norte-americanos deixam bases estratégicas no Oriente Médio em resposta a alertas do Irã. - Foto: © Foto / Força Aérea dos EUA/Staff Sgt. Corey Hook

Os Estados Unidos iniciaram a retirada de parte de seu pessoal de bases estratégicas no Oriente Médio após novos alertas do Irã e o aumento das tensões regionais, segundo informações divulgadas pela mídia britânica.

Fontes oficiais norte-americanas, ouvidas pela agência Reuters sob condição de anonimato, confirmaram que a medida é preventiva diante do atual cenário de incerteza e hostilidade.

"Os EUA estão retirando pessoal de bases estratégicas na região como medida de precaução em meio ao aumento das tensões regionais", informou a agência.

A decisão foi tomada após declarações de um alto funcionário iraniano, indicando que Teerã alertou países vizinhos que abrigam forças norte-americanas sobre possíveis ataques a bases dos EUA, caso Washington realize ofensivas contra o Irã.

No final de dezembro, o então presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que apoiaria novos ataques ao Irã caso o país insistisse no desenvolvimento de seus programas de mísseis e nuclear. Em meio a protestos e instabilidade interna no Irã, Trump chegou a ameaçar o país com represálias caso manifestantes fossem mortos, destacando que apoiaria o povo iraniano se necessário.

As ameaças de ataques de Washington contra o Irã foram classificadas como "absolutamente inaceitáveis" pela representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, na última terça-feira (13).

Por Sputnik Brasil