Geral
Missão da Nasa inicia retorno antecipado à Terra após complicação de saúde de astronauta
Tripulação da Crew-11 deixa Estação Espacial Internacional após caso médico; astronauta está estável, segundo agência.
A missão Crew-11 da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) deve iniciar, nesta quarta-feira (14), os procedimentos para retorno antecipado à Terra, após um dos astronautas apresentar complicações de saúde. Esta é a primeira vez que uma retirada médica ocorre a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
O diretor da Nasa, Jared Isaacman, informou na semana passada que a tripulação voltaria antes do previsto devido ao problema de saúde. Embora não tenha divulgado detalhes, Isaacman afirmou que o astronauta afetado encontra-se estável.
Segundo autoridades da Nasa, não há emergência a bordo, mas a equipe está "agindo com cautela em relação ao membro da tripulação". Por motivos de privacidade, a identidade do astronauta e a natureza do problema de saúde não foram reveladas.
A Crew-11 é composta por Zena Cardman e Mike Fincke (Nasa), Kimi Yui (Agência de Exploração Espacial do Japão – JAXA) e Oleg Platonov (Roscosmos).
"A Nasa e a SpaceX planejam desacoplar a Tripulação 11 da Estação Espacial Internacional a partir das 17h (horário local) do dia 14 de janeiro, com pouso previsto para a madrugada do dia 15 de janeiro, na costa da Califórnia, se as condições climáticas e de recuperação permitirem", informou a agência em publicação no X.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026