Geral
Edital do leilão do Tecon Santos 10 será publicado entre fevereiro e março, afirma ministro
Leilão do novo terminal em Santos deve ocorrer entre 30 de março e 20 de abril, com expectativa de impulsionar o setor portuário brasileiro.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta quarta-feira (14) que o edital do leilão do Tecon Santos 10 deverá ser publicado entre o final de fevereiro e o início de março deste ano. O certame está previsto para ocorrer na B3 entre 30 de março e 20 de abril, conforme a nova estimativa apresentada pelo ministro.
"Teremos, na próxima semana, uma reunião para detalhar como será realizado o roadshow. Nossa expectativa é promover o roadshow ainda em fevereiro", declarou Costa Filho, referindo-se à rodada de encontros com potenciais investidores nacionais e estrangeiros interessados no projeto.
O ministro participa, neste momento, da apresentação da agenda de 2026. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, com a entrada em operação do novo terminal, o Brasil pode avançar da 45ª para a 15ª posição no ranking mundial de movimentação de contêineres.
A pasta também acredita que o empreendimento pode consolidar Santos como o maior hub do Hemisfério Sul, favorecendo o escoamento da produção nacional. O governo informou que acolheu integralmente as recomendações e determinações do Tribunal de Contas da União (TCU), que deu aval ao certame no ano passado.
Entre as diretrizes estabelecidas estão medidas para evitar a concentração de mercado na primeira fase da disputa e a definição de um valor mínimo de outorga de R$ 500 milhões.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026