Geral
Operação da PF também investiga Nelson Tanure por fundos ligados ao Banco Master
Empresário é alvo de mandados na segunda fase da Operação Compliance Zero, que apura fraudes financeiras envolvendo o banco de Daniel Vorcaro.
A Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Compliance Zero, realizando mandados de busca e apreensão contra o empresário Nelson Tanure. A ação tem como foco operações financeiras envolvendo fundos e corretoras associadas ao Banco Master. A defesa de Tanure não foi localizada até o fechamento desta reportagem.
Esta nova etapa da operação aprofunda as investigações sobre suspeitas de gestão fraudulenta no banco comandado por Daniel Vorcaro, com base em dados fornecidos pelo Banco Central.
A medida foi autorizada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo os investigadores, Vorcaro teria utilizado uma cadeia de fundos de investimento para realizar operações financeiras fraudulentas, com o objetivo de desviar recursos para si e aliados.
Em nota, a defesa de Vorcaro afirmou que o banqueiro "tem colaborado integral e continuamente com as autoridades competentes".
A apuração aponta ainda que Tanure teria recorrido à mesma estrutura financeira para realizar outras operações suspeitas.
No final do ano passado, o empresário já havia sido denunciado pelo Ministério Público Federal sob acusação de uso de informações privilegiadas no mercado financeiro.
Na ocasião, sua defesa chegou a solicitar que o caso fosse encaminhado ao STF, por envolver uma corretora ligada ao Banco Master.
COM A PALAVRA, A DEFESA DE DANIEL VORCARO
A defesa de Daniel Vorcaro informa que tomou conhecimento da medida de busca e apreensão e reafirma que o Sr. Vorcaro tem colaborado integral e continuamente com as autoridades competentes. Todas as medidas judiciais determinadas no âmbito da investigação serão atendidas com total transparência.
O Sr. Vorcaro permanece à disposição para prestar esclarecimentos sempre que solicitado, reforçando seu interesse no esclarecimento completo dos fatos e no encerramento célere do inquérito. A defesa reitera confiança no devido processo legal e seguirá atuando nos autos para que as informações sejam tratadas de forma objetiva e dentro dos limites constitucionais.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026