Geral
Vance se reúne com autoridades da Dinamarca e Groenlândia nos EUA
Vice-presidente americano discute tensão geopolítica envolvendo a Groenlândia e a relação com a Otan
Ao longo da principal rua coberta de neve em Nuuk, capital da Groenlândia, jornalistas estrangeiros e equipes de filmagem abordam moradores para ouvir suas opiniões sobre uma crise que, segundo o primeiro-ministro da Dinamarca, pode ameaçar a própria existência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
No centro desse impasse está a Groenlândia, alvo de interesse estratégico dos Estados Unidos. O presidente Donald Trump manifestou publicamente o desejo de adquirir a ilha, enquanto os habitantes de Nuuk reiteram que o território não está à venda. Trump chegou a afirmar que pretende controlar a Groenlândia 'a qualquer custo', e a Casa Branca não descartou a possibilidade de uso da força para conquistar a ilha.
Diante desse cenário, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, se reunirá em Washington, nesta quarta-feira, com o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Løkke Rasmussen, e com a ministra de Relações Exteriores da Groenlândia, Vivian Motzfeldt. O encontro visa discutir o futuro da ilha ártica, que é um território semiautônomo da Dinamarca e importante aliada dos Estados Unidos na Otan.
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026