Geral
Bolsas asiáticas fecham mistas; Tóquio atinge recorde e Seul marca nova máxima histórica
Mercados do Japão e Coreia do Sul lideram ganhos na Ásia, enquanto Xangai recua e Hong Kong avança, impulsionada por tecnologia.
São Paulo, 14/01/2026 – As bolsas asiáticas encerraram o pregão desta quarta-feira com desempenhos variados, destacando novos recordes em Tóquio e Seul. No Japão, o mercado segue animado pelas expectativas de uma possível eleição geral, cenário que pode fortalecer a posição política da primeira-ministra Sanae Takaichi.
O índice japonês Nikkei saltou 1,5%, alcançando 54.341,23 pontos. Entre os destaques, as ações da Taiyo Yuden subiram 6,9%, Yaskawa Electric avançou 6,6% e Shiseido registrou alta de 5,9%.
Na véspera, Sanae Takaichi e o presidente sul-coreano Lee Jae Myung reafirmaram a "importância estratégica" dos laços bilaterais durante reunião em Nara, comprometendo-se a ampliar a cooperação em segurança econômica.
Em Seul, o índice Kospi teve alta de 0,6%, fechando a 4.723,10 pontos, marcando sua nona máxima histórica consecutiva.
Na China continental, o Xangai Composto recuou 0,31%, para 4.126,09 pontos, enquanto o Shenzhen Composto avançou 0,65%, a 2.693,41 pontos. As exportações chinesas superaram as expectativas, mostrando resiliência frente às tarifas dos EUA, com o superávit atingindo US$ 1,2 trilhão.
Em Hong Kong, o Hang Seng subiu 0,6%, a 26.999,81 pontos. O destaque ficou para a Alibaba Health Information Technology, que disparou 19% diante da perspectiva positiva sobre o uso de inteligência artificial no setor de saúde.
As ações da Sino Biopharmaceutical avançaram 2,89% após o anúncio da aquisição da Hangzhou Hygieia Biomedical por até 1,2 bilhão de yuans (US$ 172 milhões). A Hygieia é focada em pesquisa e desenvolvimento de medicamentos inovadores para doenças crônicas.
Em Taiwan, o Taiex teve alta de 0,8%, atingindo 30.941,78 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana também fechou em alta, com o S&P/ASX 200 subindo 0,14%, para 8.820,60 pontos.
Contato: [email protected]
*Com informações da Dow Jones Newswires
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026