Geral
Brasil e Arábia Saudita fortalecem parceria estratégica e avaliam aliança em mineração
Países assinam memorando para ampliar cooperação em recursos minerais e abrem caminho para investimentos conjuntos no setor.
Brasil e Arábia Saudita formalizaram, nesta terça-feira (13), um memorando de entendimento para ampliar a cooperação bilateral no setor de recursos minerais. O acordo foi assinado em Riade pelo ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, e pelo ministro saudita Bandar Al-Khorayef, após articulações da missão brasileira no Oriente Médio.
Com validade de cinco anos, o memorando estabelece as bases para cooperação técnica em áreas como geologia, exploração e mineração, prevendo a troca de especialistas, programas de capacitação e compartilhamento de tecnologias entre os dois países.
O documento também abre espaço para a participação do setor privado brasileiro e saudita em projetos de investimento, sempre em conformidade com as legislações nacionais.
Entre os principais pontos do acordo está a possibilidade de criação de uma Aliança de Investimento em Mineração Brasil–Arábia Saudita, com foco na exploração, processamento e agregação de valor a minerais estratégicos.
O memorando reforça o compromisso dos dois países em fortalecer a cooperação e promover oportunidades de desenvolvimento conjunto no setor mineral.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026