Geral
Brasil e Arábia Saudita avançam em cooperação estratégica e discutem aliança em mineração
Acordo firmado entre os dois países prevê parceria em mineração, capacitação técnica e foco na transição energética.
Brasil e Arábia Saudita formalizaram, nesta terça-feira (13), um memorando de entendimento para ampliar a cooperação bilateral no setor de recursos minerais. O acordo foi assinado em Riade pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e pelo ministro saudita Bandar Al-Khorayef, após articulações conduzidas pela missão brasileira no Oriente Médio.
Com validade de cinco anos, o memorando estabelece diretrizes para cooperação técnica em geologia, exploração e mineração, incluindo intercâmbio de especialistas, programas de capacitação e compartilhamento de tecnologias. O documento também prevê a participação do setor privado dos dois países em projetos de investimento, respeitando as legislações nacionais.
Entre os principais pontos do acordo está a possibilidade de criação de uma Aliança de Investimento em Mineração Brasil–Arábia Saudita, voltada à exploração, processamento e agregação de valor a minerais estratégicos. A iniciativa envolve articulação com órgãos governamentais e foco na formação de profissionais, como geólogos, engenheiros de minas e especialistas ambientais, além do uso mais eficiente dos recursos naturais.
"O Brasil está construindo alianças estratégicas com países que compartilham uma visão de futuro baseada em desenvolvimento, inovação e transição energética. A iniciativa é um passo concreto nessa direção, ao unir capacidade financeira, tecnologia e potencial geológico para gerar crescimento sustentável e oportunidades para os dois povos", afirmou o ministro Alexandre Silveira.
A cooperação também contempla minerais ligados à transição energética, com interesse em projetos de processamento no Brasil, parcerias em pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de avanços em infraestrutura logística para o setor mineral.
O diálogo entre os dois governos prossegue com foco em mecanismos financeiros, fundos de investimento e ampliação do comércio de insumos minerais, especialmente fertilizantes.
"O acordo consolida a parceria entre o Brasil e a Arábia Saudita e amplia o horizonte de cooperação bilateral em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, a segurança mineral e a transição energética", destaca o Ministério de Minas e Energia.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026