Geral
Nabe defende independência do Fed para garantir estabilidade econômica nos EUA
Associação de economistas alerta que autonomia do Federal Reserve é fundamental para crescimento sustentável e confiança global no dólar.
A Associação Nacional de Negócios Econômicos (Nabe) destacou nesta terça-feira, 13, a importância da independência do Federal Reserve (Fed) para o fortalecimento e a sustentabilidade da economia dos Estados Unidos.
Em comunicado oficial, a Nabe afirmou que a autonomia do banco central norte-americano, assim como a confiança do público nessa independência, são essenciais para que o Fed cumpra seu mandato definido pelo Congresso: assegurar estabilidade de preços, pleno emprego e taxas de juros moderadas no longo prazo.
Representando mais de 3.000 economistas empresariais ao redor do mundo, a associação alertou que qualquer ameaça, ou mesmo a percepção de ameaça, à independência do Fed pode resultar em custos econômicos expressivos.
"Isso minaria a posição dos Estados Unidos como porto seguro global para investimentos e poderia enfraquecer o papel do dólar americano como principal moeda de reserva internacional", ressaltou a Nabe.
O comunicado conclui enfatizando: "Preservar a independência do banco central é, portanto, não apenas um princípio institucional, mas um pilar da credibilidade econômica, estabilidade e prosperidade de longo prazo dos EUA".
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026