Geral

Lula escolhe Wellington Lima e Silva como novo ministro da Justiça e Segurança Pública

Advogado assume o ministério após saída de Lewandowski e pode liderar possível divisão da pasta em ano eleitoral.

Sputinik Brasil 13/01/2026
Lula escolhe Wellington Lima e Silva como novo ministro da Justiça e Segurança Pública
Wellington Lima e Silva é nomeado ministro da Justiça e Segurança Pública por Lula após saída de Lewandowski. - Foto: © Foto / Valter Campanato / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (13) a escolha do advogado Wellington César Lima e Silva como novo ministro da Justiça e Segurança Pública, em substituição a Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo na última semana.

Lima e Silva era o nome favorito para assumir o ministério, contando com a simpatia do presidente, especialmente por não se opor à possível divisão da pasta entre Justiça e Segurança Pública — uma intenção de Lula para o período eleitoral.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, o presidente convidou oficialmente Lima e Silva para assumir o posto durante reunião no Palácio do Planalto, realizada nesta terça-feira.

Com a nomeação, Lima e Silva deixa o comando jurídico da Petrobras, função para a qual havia sido indicado pelo próprio Lula. Anteriormente, ele atuou como secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, entre janeiro de 2023 e julho de 2024.

Durante o segundo mandato de Dilma Rousseff, Lima e Silva também chegou a ser nomeado ministro da Justiça. No entanto, permaneceu no cargo por apenas 14 dias, já que sua posse foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). À época, a Corte entendeu que, por ser promotor do Ministério Público da Bahia desde 1991, ele não poderia exercer funções no Poder Executivo.

Na Bahia, o novo ministro foi procurador-geral de Justiça do estado durante o governo do atual senador Jaques Wagner (PT-BA). No cargo, criou o Comitê Interinstitucional e trabalhou para aproximar o Ministério Público das polícias Civil e Militar.