Geral
Arapiraca reforça cuidados com a saúde mental durante o Janeiro Branco
Campanha Janeiro Branco leva ações de conscientização e acolhimento à população, com foco na prevenção e no fortalecimento emocional.
Foto: Eduardo Ventura – Ascom Arapiraca
Janeiro marca o mês da conscientização sobre saúde mental. Em Arapiraca, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica as ações da campanha Janeiro Branco, buscando promover o diálogo e o cuidado com o bem-estar emocional da população, além de prevenir doenças como depressão, ansiedade e síndrome de burnout.
Nesta terça-feira (13), a campanha foi às ruas com o projeto “Dia Branco”, proporcionando um momento de leveza e apoio emocional. Uma profissional de psicologia esteve na Praça Marques da Silva, no Centro da cidade, oferecendo palavras de conforto e alívio à população. A iniciativa, promovida pela Coordenação de Saúde Mental, contou com a participação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.
“O Janeiro Branco é mais do que uma campanha, é um lembrete de que precisamos fazer do cuidado com a mente uma rotina. O sofrimento mental deixou de ser invisível, ele está nas nossas casas, escolas e ambientes de trabalho. Falar sobre saúde mental é necessidade, prevenção e cuidado”, afirma a secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque.
Em Arapiraca, a população conta com serviços de saúde mental oferecidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e pelo Ambulatório Integrado de Saúde Mental, inaugurado em 2024, considerado o maior e mais moderno equipamento da área em Alagoas. O local oferece acolhimento, acompanhamento e suporte especializado.
Além do tratamento para transtornos decorrentes do sofrimento psicológico, a campanha incentiva a população a prestar atenção aos próprios sentimentos, identificar sinais de alerta, fortalecer laços afetivos e adotar hábitos saudáveis para uma vida mais equilibrada.
Para a gestão municipal, cuidar da mente é tão fundamental quanto cuidar do corpo. Atitudes simples, como manter o diálogo com familiares e amigos, praticar atividades físicas, respeitar os próprios limites e buscar apoio profissional, podem fazer grande diferença no cotidiano.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026