Geral

Dirigente do Fed recomenda cautela antes de avaliar corte de juros

Alberto Musalem, do Fed de St. Louis, ressalta necessidade de observar riscos concretos antes de redução na taxa básica.

13/01/2026
Dirigente do Fed recomenda cautela antes de avaliar corte de juros
- Foto: Reprodução/internet

O presidente do Federal Reserve (Fed) de St. Louis, Alberto Musalem, afirmou nesta terça-feira, 13, que é preciso cautela e avaliação criteriosa dos riscos antes de considerar uma eventual redução da taxa de juros nos Estados Unidos.

Segundo Musalem, o Fed está em posição favorável para agir caso seja necessário, mas mudanças na política monetária devem ser tomadas apenas diante de riscos claros no mercado de trabalho ou na inflação. “Riscos no mercado de trabalho ou na inflação podem demandar novos cortes de juros”, destacou o dirigente, durante conferência online promovida pelo MNI. “É desnecessário e não recomendável colocar a política monetária em uma postura acomodatícia neste momento.”

Sobre a inflação, Musalem reforçou o compromisso do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) em atingir a meta de 2% e avaliou como “encorajadores” os dados do índice de preços ao consumidor de dezembro. No entanto, alertou que a inflação pode se mostrar mais persistente do que o esperado, ainda que haja expectativas de melhora nos preços de bens e moradias.

O dirigente do Fed evitou comentar a pressão do governo do presidente Donald Trump sobre o banco central, limitando-se a afirmar que a independência da instituição e de sua política monetária é fundamental para melhores resultados.

Questionado sobre o vídeo do presidente do Fed, Jerome Powell, Musalem considerou o material “esclarecedor”, mas preferiu não aprofundar o tema.

Em relação à economia dos EUA, Musalem avaliou positivamente o crescimento “robusto” do Produto Interno Bruto (PIB) e afirmou esperar que o nível de emprego se estabilize nos patamares atuais.