Geral

Banco Mundial eleva previsão de crescimento do PIB da China para 2025 e 2026

Relatório destaca resiliência da economia chinesa e revisa para cima projeções de crescimento após estímulos fiscais e aumento das exportações.

13/01/2026
Banco Mundial eleva previsão de crescimento do PIB da China para 2025 e 2026
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 4,9% em 2025 e deve desacelerar para uma alta de 4,4% em 2026, conforme aponta o relatório Perspectivas Econômicas Globais, divulgado pelo Banco Mundial nesta terça-feira, 13. As novas estimativas representam uma revisão para cima em relação ao levantamento anterior, que projetava crescimentos de 4,5% e 4,0%, respectivamente.

Para 2027, a entidade projeta um crescimento do PIB chinês de 4,2%.

De acordo com o relatório, a economia chinesa demonstrou maior robustez do que o esperado, impulsionada principalmente por estímulos fiscais e pelo aumento das exportações para mercados fora dos Estados Unidos.

"O crescimento da China deve desacelerar ao longo de todo o horizonte de projeção, pois os efeitos do estímulo fiscal contínuo e de outras medidas de apoio às políticas públicas são superados pela confiança fraca em meio a uma desaceleração estrutural da economia", alerta o Banco Mundial.

A elevação das projeções para a economia chinesa se deve, segundo o relatório, à implementação de novos estímulos fiscais pelo governo de Pequim, à resiliência das exportações e à melhora no sentimento dos investidores, resultado de uma política comercial mais estável e de um alívio parcial nas tarifas.

Para 2027, o Banco Mundial prevê que o crescimento diminua ainda mais, para 4,2%, diante de desafios estruturais como a queda no crescimento da produtividade, altos níveis de endividamento e fatores demográficos adversos, que continuam a limitar o potencial de expansão da economia chinesa.